sexta-feira, 27 de março de 2015

Você toma chá?!



Muita gente adora chás... Nossas avós na maioria costumam mandar tomar chá só de você fazer cara de dor, dor de barriga toma chá disso, daquilo etc, mas você já teve dúvidas se realmente funcionam, se faz bem ou mal, qual o jeito certo de fazer? e tantas perguntas que já ouvi?
Hoje eu vim aqui escrever para vocês algumas coisas importantes sobre o famoso Chá!

O nome "chá" é na verdade o nome de uma planta, a Camellia sinensis, é dessa planta que se faz os famosos: chá verde, branco e preto. Eles diferem entre si pela forma de secagem, do processamento e oxidação da planta... Mas não vim falar apenas da "planta chá", mas sim das outras "infusões" que são preparadas e levaram o nome de Chá consigo.
Chamamos de chá a infusão de camomila, de boldo etc... Chá na verdade é o nome da plantinha que tem sua origem na China e foi primeiramente utilizada para preparar bebidas pelos métodos de Infusão e Decocção, que com o tempo ganhou o mundo e o método de preparo da bebida começou a ser utilizado com outras plantas também.
Ai você pode estar ai querendo saber o que é Infusão e Decocção? Na infusão a água é aquecida até ponto de fervura ( que é quando começam a se formar bolhas no fundo da panela), então a água quente é vertida sobre a planta e a mistura fica em repouso por alguns minutos, de preferência tampada. Essa forma de preparo é mais usada para folhas, frutos triturados ou flores. A decocção é feita fervendo as partes da planta junto com água por alguns minutos, geralmente se usa para cascas, raízes ou pedaços de caule, para as partes mais rígidas pois assim se extrai melhor os compostos benéficos. 
Então agora você já aprendeu algumas coisas importantes: Chá é o nome popular da Camelia sinensis ; essa planta faz o chá verde, branco e preto; As bebidas preparadas com outras plantas e que também chamamos de chá são na verdade uma infusão ou decocção dessas plantas; e você também aprendeu a diferença entre esses dois métodos.

Camellia sinensis
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/e3/Camellia_sinensis


Mas já que estamos falando de Chá, vamos aproveitar pra aprender algo que provavelmente você não desconfia, assim como eu um dia não desconfiei. Os chás em sachê, aqueles que vendem as caixinhas... uma boa parte não contém o que dizem na embalagem, foram feitos estudos sobre a qualidade destes sachês e muitas marcas não estão em conformidade com a legislação, e advinha um país que tem muitas marcas assim? Ah... pois é, no Brasil muitas marcas apresentaram baixa qualidade. Muitos possuem partes da planta que não são aproveitadas, por exemplo: uma planta que o composto ativo para preparo do chá está na flor e no sachê de chá vem mais folha e talo do que flor. E a pior parte, além de ser cheio de partes inúteis da planta só pra dar volume, também contém sujeira!!! Pois é, já encontraram partes de inseto, sílica ( segestivo de conter areia), elementos estranhos (ou seja, não detecram bem o que era, e pasmem, até esterco foi relatado como material encontrado, ou seja se você tem o hábito de tomar chá de caixinha você pode estar na verdade tomando água suja! Hora de parar pra avaliar o que você têm comprado ou uma boa dica é passar a comprar os produtos naturais, os chá preparados com a planta mesmo são bem mais saborosos e você tem certeza do que está no seu chá.
www.evital.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário