sexta-feira, 10 de abril de 2015

Não disjunção do cromossomo!!! O que é?


Deixa eu explicar de um jeito bem despojado de termos biológicos:



Era uma vez um cromossomo, ele encontrou seu homólogo... que lindo, Se uniram e se tornaram cromátides juntinhos. Mas aí acabou a prófase e eles tinham de se separar... ñ aceitaram a regra e não se "soltaram"... e foram arrastados pelo fuso na metáfase juntinhos cantando "vamos fugir pra outro lugar baby" isso foi então uma "não disjunção" e como toda rebeldia tem consequencia a deles resultou numa célula com cromossomos a mais.
O amor entre eles era tão grande que não se separam quando tinham de se separar resultou numa anomalia! As cromátides não separam = não disjunção -> variação numérica -> "defeitos"

Contei essa "historinha romântica" pra explicar o que acontece com os cromossomos pra resultar em variações numéricas no cariótipo (conjunto de cromossomos de cada célula do indivíduo) e que resulta por exemplo numa trissomia bem conhecida, a do cromossomo 21 mais conhecida como Síndrome de Down. Deveria acontecer a "segregação dos alelos" (que é a separação dos cromossomos homólogos, ou seja, par de cromossomos geneticamente equivalentes, têm a mesma sequência de locus gênico) no cromossomo 21 na meiose geralmente no gameta materno, daí então a criança vai ter três cópias (por isso trissomia) de todos os genes que estão no cromossomo 21, pois quando se unirem os gametas e juntarem as informações do pai e da mãe, o gameta da mãe (que sofreu não disjunção) vai ter um cromossomo 21 com duas cromátides, o do pai teria então apenas uma cromátide se o processo ocorreu normalmente na meiose de seus gametas, resultando num cromossomo de três cromátides no cariótipo do embrião.

Esse material extra no cromossomo 21 pode ter sido originado de outros processos além da "não disjunção", mas espero que tenha sido clara a historinha que explicou pra vocês a "relação amorosa" das cromátides que acabou gerando esse cromossomo com uma cópia a mais dos genes. Elas não se separam quando deveriam separar-se e isso resulta num cromossomo diferente do habitual.


Nenhum comentário:

Postar um comentário